Feeds RSS

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Trabalhando com coleções


O Que as Crianças Aprendem com as Coleções?


Estudos de comportamento comprovam que as crianças que tem ou mantém uma coleção como passatempo, são mais organizadas, responsáveis, menos estressadas, mais curiosas, são dotadas de maior auto-estima, valorizam mais as coisas que possuem, aceitam mais desafios e são disparadas mais seguras de si que as demais que não cultivam esse hábito.

O passatempo de colecionar alguma coisa, dá a criança a oportunidade única de criar algo totalmente seu, que ainda poderá ser compartilhado com os outros. Também facilita o convívio social com as outras crianças que tenham as mesmas preferências. Desperta nelas um grande interesse por aprender sobre os objetos da sua Coleção, abrindo assim sua mente para outras experiências e descobertas.
Assim, não importa que objetos a criança vai colecionar, mas, é importante cultivar esse hábito, até como uma opção para preencher aqueles períodos de ociosidade com alguma coisa útil de verdade. Nasce assim uma criança que tem objetivos simples, mas definidos. Essa prática de definir objetivos, vai significar muito no seu futuro.
Outra coisa que deve ser mencionada. Como não dá para colecionar nada sozinho, o hábito incentiva o contato e convívio com outras pessoas, e a criança vai fazer amizades, ampliar seu círculo relacionamentos para troca de objetos.

Inicialmente uma Coleção deve começar como um hábito sem fins lucrativos. A idéia é que a criança desenvolva como disciplina, o estado de se organizar mais, ser mais responsável, aceitar melhor os desafios e criar em si o sentimento de definir seus próprios objetivos na vida.

OBJETOS COLECIONÁVEIS
Moedas, selos, latas de refrigerantes, animais (pelucia, porcelana,etc), bonecas, brinquedos, revistas em quadrinhos, figurinhas, bolas de gude, antiguidades, miniaturas, selos, cartôes telefonicos,
e vários outros objetos, tente descobrir algum que lhe agrade. Nas coleções a originalidade conta valiosos pontos.

Dicas para Atividades:

6 a 12 anos
  • Descubra qual o assunto que sua criança mais gosta e adquira na Seção Filatélica da agência local dos Correios, alguns selos sobre esse tema. Mostre as figuras para ela e peça que a mesma descreva o que está vendo na ilustração. Peça para que ela escreva isto no caderno. Conte então a ela a história daquela figurinha.
  • Crie um jogo de memória diferente com os Selos. Escolha alguns selos, todos diferentes um dos outros, por exemplo, sobre geografia, e após distribuí-los em cima de uma mesa, peça para que a criança forme pares não iguais com aqueles que possuem motivos semelhantes. Por exemplo, rios, ou montanhas, ou cidades, ou mares. Depois tente formar pares com aqueles que tem uma ilustração que seja o inverso da outra, exemplo: uma cidade e um campo, ou que se complementam, como peixe e rio, e assim por diante.
  • Motive sua criança a pesquisar o biografia dos autores dos quadrinhos, como os desenhistas, redatores e criadores, e mesmo qual a motivação de cada publicação. Pesquise e mostre a ela através de pequenas oficinas caseiras, como são feitos os quadrinhos e se possível agende uma visita a uma Editora de verdade. Encorage-a também a conhecer o origem dos seus personagens favoritos, descobrindo suas manias, sua personalidade, onde e como vivem, se estudam, se trabalham, o que gostam de comer, onde gostam de tirar férias, etc. Converse sobre estas coisas, sobre comportamentos, com ela.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails