Feeds RSS

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Dinâmica do desenho


Somos criaturas de Deus

Tema:influências do mundo, formação, crescimento.
Duração: 20min.
Material: papel e lápis coloridos.


Sentado em círculo, cada um recebe uma folha e lápis; escreve o nome e faz um desenho que represente a si mesmo (pode ser boneco de “palitinhos” ou com detalhes). Incentivar os preguiçosos e os tímidos. Após 2 ou 3 minutos, Observar o desenho: ele está pronto, mais ou menos, o que você gostaria de fazer?

Passar o desenho ao colega do lado direito, pedir que acrescente uma coisa ao desenho - sugira que façam algo que representa uma qualidade positiva do dono do desenho. Passar novamente para a direita, repetir o processo umas duas ou três vezes. Devolver o desenho ao dono. Lembrar às crianças que o desenho representa uma pessoa, e que devemos demonstrar respeito (esteja atento para evitar ao máximo, chifres, rabos e outras adições grosseiras aos desenhos uns dos outros).

Observar o que foi acrescentado. Conversar sobre Deus ter nos criado (e repetir as perguntas feitas c/ relação ao desenho), o que Ele quer de nós? E as pessoas c/ quem convivemos, nos influenciam (o que elas nos dizem pode nos influenciar? O que professores e amigos fazem acrescentam algo a nós)?

Perguntar sobre a característica que nos diferencia das outras pessoas: que temos Cristo como nosso salvador. Desenhar um coração na figura e desenhar uma cruz dentro dele ou outra representação que o grupo concorde.

Será que estamos prontos aos olhos de Deus, o que mais falta em nós? (deixar um minuto de oração silenciosa onde cada um deve pedir que Deus termine de “desenhá-los")

Sugestão (esta parte não foi testada): recolher os desenhos e expô-los na escola. Convidar os pais e a comunidade a ver os desenhos e escrever para cada uma das crianças uma palavra, um desejo, uma benção no papel (se o papel já estiver muito ocupado pelo desenho, grampear ou colar uma segunda folha ao lado do desenho, deixar canetas próximas); devolver o desenho às crianças na semana seguinte.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails